Autonomia Universitária será tema de debate nesta sexta, 30


O Fórum das ADs realiza, nesta sexta-feira, 30, um Seminário sobre Autonomia Universitária. O Evento acontecerá no Teatro UNEB, a partir das 09h.

A discussão também poderá ser acompanhada ao vivo por videoconferência através do link: mms://aovivo.uneb.br/aduneb (para acessar será necessário que o programa media player ou real player esteja instalado na máquina). Aqueles que quiserem participar à distância, poderão enviar perguntas para o e-mail: ascomforumads@gmail.com.

O Seminário será aberto a toda comunidade acadêmica e contará com a presença dos palestrantes Paulo Cesar Centoducatte da Unicamp (São Paulo) e José Cristóvão de Andrade da Aduepb (Paraíba).

O debate acontecerá nos marcos do anúncio de um novo PL do Governo Wagner que, apesar do conteúdo ainda não ser oficial, poderá ferir ainda mais a tão frágil autonomia universitária das UEBA.

Sobre PL:
O governo do estado, numa tentativa de se livrar das UEBA, está planejando enviar um Projeto de Lei à ALBA, nos próximos dias, fixando o orçamento das universidades em 5% da RLI (Receita Líquida de Impostos), por quatro anos.
Com essa política, as universidades serão afetadas nas suas principais atividades (ensino, pesquisa extensão). Sendo assim, o crescimento das UEBA, conforme a expansão estabelecida nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborados pelas universidades, será totalmente prejudicados.

Além disso, a projeção orçamentária para 2011, cerca de R$ 725 milhões, e 2012, em torno de R$ 806 milhões, representa 4,874% da RLI. O mais grave em tudo isso é o valor projetado pelas universidades em seus PDI's que sofreu alteração para menos nos anos supracitados o que afetará fortemente a expansão das UEBA.

*Com informações da ascom aduneb


--
Emiriene Costa
Assessoria de Comunicação - Fórum das ADs

Tel. 71 8728-0940
Skype: Jornalista Meireles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta Externa Avança: Alteração de Carga Horária para Servidores Auxiliares, Técnicos e Analistas Universitários.

NOTA PÚBLICA