SINTEST PARTICIPA DE AULA MAGNA


Aula inaugural da Uefs discute a Mobilidade Urbana

 Destacando que o exercício pleno da cidadania e a luta social são fatores fundamentais para a conquista de direitos como o transporte público qualificado e eficiente, o ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, proferiu a Aula Inaugural do semestre letivo 2013.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Dutra abordou o tema de “Mobilidade Urbana”, nesta segunda-feira (11), no Anfiteatro, campus universitário.
Segundo o palestrante, a pressão de grupos privados, como a indústria automobilística, contribui para a crescente ocupação do espaço urbano por veículos de locomoção individual em detrimento do transporte público coletivo. Ele salientou que só a mobilização popular para a construção de um orçamento participativo nas cidades pode garantir a efetiva distribuição das receitas, priorizando as áreas sociais.
Na abertura da solenidade, o reitor José Carlos Barreto fez saudação especial aos novos alunos, enfatizando o projeto de universidade dinâmica, pulsante e interessada na correção das desigualdades sociais.
Membros das entidades representativas da Uefs, a Adufs (professores), Sintest (servidores) e DCE (estudantes), ressaltaram, em pronunciamentos, a preocupação em relação ao orçamento da Instituição. Eles defenderam o aumento no repasse de recursos para manutenção das atividades.
A solenidade, abrilhantada pela apresentação do sanfoneiro Zé Trindade, contou, também, com a presença do vice-reitor da Uefs Genival Corrêa e de outros membros da Administração Central, de diretores de departamentos, coordenadores de cursos, além de um grande público da comunidade universitária e externa que ocupou em sua totalidade o espaço do Anfiteatro.
Com base política no Rio Grande do Sul, Olívio Dutra foi deputado federal constituinte, eleito em 1986, prefeito de Porto Alegre (1989-1993) e governador do Estado (1999-2003). Como ministro das Cidades (2003-2005), notabilizou-se pelo compromisso com o transporte público, a mobilidade urbana e a defesa do “Direito à Cidade”.
Ascom/Uefs - 11/3/13


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta Externa Avança: Alteração de Carga Horária para Servidores Auxiliares, Técnicos e Analistas Universitários.

NOTA PÚBLICA